O seguro internacional de carga é um mecanismo de proteção que pode ser contratado pelo exportador ou pelo importador. A principal finalidade do seguro internacional de carga é proteger comprador e vendedor contra prejuízos causados por acidentes com a carga.
Ter um seguro é sempre recomendável. Mas quando falamos sobre cargas internacionais, que vão passar muito tempo a bordo de um navio ou – um pouco menos de tempo – em um avião, o seguro internacional de carga é ainda mais imprescindível. Além do tempo de trânsito, essas mercadorias também podem passar por mais manuseio para inspeções alfandegárias e mais processos de carga e descarga.
Como funciona o seguro internacional de carga?
Independente se estamos tratando de uma exportação ou de uma importação, o seguro internacional de carga é essencial. Ele pode ser responsabilidade tanto do vendedor, quanto do comprador.
O que vai determinar quem é responsável pela contratação do seguro é a Incoterm negociada e acordada entre as duas partes. Incoterms são códigos mundialmente acordados com regras padronizadas que regulam todos os termos de responsabilidade de uma carga.
As Incoterms orientam quem é responsável sobre o que em todo o processo de transporte, seguro e entrega de cargas negociadas entre diferentes países. É esse código que estabelece o momento exato da transferência da responsabilidade do vendedor para o comprador sobre a mercadoria, quem deve fazer a contratação do transporte e a contratação do seguro.
Quando as partes da negociação firmam o negócio na Incoterm FOB, por exemplo, o seguro internacional de carga é de responsabilidade do comprador. Já no Incoterm DDP, a responsabilidade do seguro internacional de carga é do vendedor. Por isso é extremamente importante observar a Incoterm do negócio, porque ela define uma série de assuntos importantes.
Vantagens do seguro internacional de carga
Ter um seguro internacional de carga é sinônimo de tranquilidade no transporte. Em meio a uma cadeia gigante de transportes internacionais, roubo, avarias e danos, são acontecimentos constantes. E ainda podemos mencionar o risco de acidentes envolvendo o meio de transporte, que pode danificar ou destruir a carga.
Ter um seguro é essencial.
Manter a integridade das cargas é uma preocupação de quem vende e de quem compra.
Além disso, segundo a regulamentação brasileira, toda a carga em circulação deve estar assegurada.
Qual é o prazo para receber indenização?
Após a entrega de toda a documentação para a seguradora, o prazo de indenização é de 30 dias. Caso outros documentos, além dos básicos, sejam solicitados, o prazo será suspenso e sua contagem será reiniciada.
Quanto custa um seguro internacional de carga?
O valor do seguro internacional de carga depende de alguns fatores: qual é a mercadoria, como é a embalagem, se os produtos são perecíveis, qual é o destino da entrega, período de cobertura, tipos de cobertura, frequências das ocorrências e valores indenizatórios. Cada apólice de seguro é única.
Quem pode contratar?
A responsabilidade pela contratação do seguro internacional de carga está relacionada ao tipo de negociação e contrato de compra e venda. Isso tudo é definido por meio da Incoterm: nesse contrato é previsto de quem é a responsabilidade pela contratação do seguro e a partir de que momento.