Blog

O Poder da Identidade Visual

Por MTOPX em 27/05/2021
O Poder da Identidade Visual

Como você deve saber, nós, seres humanos, costumamos julgar muito os livros pela capa. A aparência tem grande importância, pois ela pode dizer muito sobre quem somos, o que fazemos e do que gostamos, ou seja, denuncia um pouco da nossa personalidade.

Agora, você já se perguntou o que é que define uma marca comercial? Na verdade, existe uma série de elementos que compõem uma marca, como o nome, slogan e a identidade visual. Juntos, eles montam uma imagem de valor para o consumidor e indicam o que devemos esperar de uma empresa.

 

O que é identidade visual?

A identidade visual é um conjunto de elementos gráficos que formam a personalidade de uma marca, usando recursos visuais para apresentar seus valores e posicionamentos sociais.

Assim como usamos a camiseta da nossa banda favorita para afirmar ao mundo que amamos determinado estilo musical, uma empresa utiliza as cores e representações visuais para indicar suas preferências e intenções.

 

Os elementos da identidade visual

Como dissemos antes, a identidade visual é composta por vários elementos gráficos, que devem construir uma imagem na mente do consumidor. Conheça os principais elementos gráficos a seguir!

 

Logotipo

O logotipo costuma ser o elemento mais lembrado das marcas. Trata-se de um recurso visual e simplificado que pode levar o nome da empresa, como o Burguer King, Nescafé ou Heinz;  ou apenas criar a conexão por associação, como é o caso da maçã mordida da Apple, ou dos arcos dourados do McDonald’s.

 

Tipografia

Já a tipografia são as fontes utilizadas para representar a marca. Dependendo da fonte utilizada, o texto pode apresentar maior seriedade, sofisticação ou humor.

 

Paleta de Cores

Um elemento presente constantemente na identidade visual é a paleta de cores. Elas podem estar presentes em logotipos, em imagens nas redes sociais e campanhas publicitárias. No caso de empresas com unidades físicas, ajudam a caracterizar o ambiente.

Um caso de sucesso muito marcante quando o assunto é cor é a empresa NuBank, que é frequentemente associada à cor roxa - cor dos cartões, aplicativos e muito presente na comunicação visual.

 

Comunicação visual

E temos também a comunicação visual, que são todos os materiais utilizados para promover a marca em mídia física - flyers, banners, outdoors, entre outros - e mídia digital, que são os elementos utilizados  em redes sociais, como imagens, avatares e capas (Facebook, stories de destaque do Instagram, Twitter, LinkedIn, etc).

 

Importância da Identidade visual

A identidade visual é uma forma de lembrar da marca por associação, relacionado aos símbolos, fontes, cores e outros padrões visuais. Ela é essencial para montar uma imagem na mente do consumidor e, dessa forma, fazer com que o produto ou empresa seja lembrado com maior facilidade. Pensar em identidade visual é indispensável em e deve fazer parte da sua estratégia de marketing.

 

Gostou, quer começar a pensar na identidade visual da sua empresa e ainda não sabe por onde começar? A MTOPX tem as melhores soluções em marketing digital, produção e gerenciamento de conteúdo, com um time de especialistas prontos para ajudá-lo a dar um novo passo. Fale conosco e descubra tudo o que a MTOPX pode fazer por você!

 

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..