Entender a jornada de compra do seu cliente é uma das melhores formas de melhorar os processos do seu time de vendas, tomando decisões certas e no momento mais adequado, direcionando o cliente até o fechamento do pedido.
Existem 4 estágios principais da jornada de compra:
1 - Aprendizado e descoberta: é o momento em que seu cliente busca informações e percebe que há um problema.
2 - Reconhecimento de problemas: assim que reconhece que há uma pendência, inicia a busca por soluções.
3 - Consideração de soluções: após avaliar diversos métodos, produtos e marcas disponíveis no mercado, ele considera qual a melhor para si.
4 - Decisão de compra: só depois de passar por toda a pesquisa, ele decide comprar o produto.
Era comum que as iniciativas de marketing fossem exploradas entre os estágios 2 e 3, quando apresentamos apenas os produtos que atenderão a demanda do cliente. Hoje, o marketing de conteúdo é grande aliado no desenvolvimento de desejo do consumidor, que nem sempre sabe que tem um problema, mas cria interesse após ver um conteúdo ou review espontâneo de produto.
O ideal é que a jornada de compra fique cada vez mais simples, passando sem dificuldade pelo funil de vendas, alcançando cada vez mais consumidores.
Já conhecia esses 4 estágios? Queremos ouvir sua opinião nos comentários.
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